Você está navegando em:Início/Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, conhecida como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), tem como objetivo o tratamento de dados pessoais, primando pela segurança e proteção de dados, a proteção aos direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural e garantir o tratamento adequado dos dados pessoais.

Duvidas

Encarregado LGPD:
José Ferreira Saldanha Neto

Praça da Bandeira ,74 – Centro
Seg. à Sex. | 8h às 14h
dpo@inhambupe.ba.gov.br

Dê sua opinião sobre o serviço

O que você achou da nossa pagina ?

Voting is over

Perguntas Frequentes

A PMI tratará dados pessoais para o atendimento de sua finalidade pública, na persecução do interesse público, com o objetivo de executar as competências legais e constitucionais, bem como para cumprir atribuições do serviço público e promover políticas públicas.

Tais disposições se aplicam tanto ao tratamento de dados pessoais realizado por meio físico, quanto digital.

A Prefeitura Municipal de Inhambupe, no exercício de atos próprios da função pública que lhe foi confiada, zela pela proteção e desenvolvimento da criança e do adolescente.

Caso seja necessário tratar dados pessoais de crianças e adolescentes, esse tratamento será realizado com base no melhor interesse desses, nos termos da LGPD e demais legislações pertinentes.

Com relação aos dados sensíveis, a PMI se compromete a observar as disposições específicas para esse tratamento previstas na LGPD e adotar cuidados adicionais para proteção desses dados.

O uso compartilhado de dados pessoais, bem como a transferência de dados pessoais para entidades privadas observará as normas previstas na LGPD, em especial o previsto nos artigos 26 e 27 da LGPD.

O compartilhamento ou a transferência deverá observar os princípios da LGPD, em especial os princípios da adequação, necessidade e minimização.

Da mesma forma, será exigido que os terceiros com os quais a PMI compartilha ou transfere dados pessoais se comprometam ao mesmo nível de proteção e privacidade para com os dados pessoais da PMI.  Isso inclui a obrigação de observar o princípio da finalidade, além de obrigações de confidencialidade e padrões de segurança da informação, entre outros requisitos legais aplicáveis a contratações desta natureza.

A Prefeitura Municipal de Inhambupe assegura aos titulares de dados pessoais todos os direitos previstos na LGPD que se apliquem ao Poder Público.

Caso você queira obter informações mais detalhadas sobre as diretrizes citadas acima ou sobre como são tratados seus dados pessoais, entre em contato com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre através do e-mail dpo@inhambupe.ba.gov.br . Esse e demais canais de contato da PMI estarão sempre à sua disposição.

Canais de Entrada

• solicitação anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o – disposto nesta lei;
  • correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular;
  • revogação do consentimento;
  • solicitação de revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais.

Canais para registro da solicitação:
via telefone  (para quem estiver fora de Inhambupe, disque (75)3431-2108)
via e-mail dpo@inhambupe.ba.gov.br

• acesso aos dados;
  • confirmação da existência de tratamento;
  • informação a respeito dos critérios e dos procedimentos utilizados para a decisão automatizada;
  • informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
  • informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • solicitação, por parte do titular, de cópia eletrônica integral de seus dados pessoais.Canal para registro do pedido de informação:
    PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO
    • denúncia – vazamento de dados, tratamento ilegal, crime.
    • reclamação do titular sobre o tratamento dos seus dados pessoais, bem como de solicitação ou pedido de informação não atendido no prazo.

Canal para registro de denúncia e reclamação:

Grupo de Trabalho

I – Controlador Municipal ou seu adjunto;
II – Secretiírio Municipal de Fazenda e Planejamento ou seu adjunto;
III – Procurador Geral do Município ou seu adjunto;
IV – Secretiário Municipal de Administração e Relações lnstitucionais ou seu adjunto;
V – Analista em TI;
VI – Chefe de Gabinete ou seu adjunto.

DECRETO 274 DE 17.07.2023 CGPD

Glossário

Chief Information Security Officer – Executivo (ou o maior cargo hierárquico da empresa) cuja função seja exclusiva para segurança de informações (pode ser gerente, diretor, etc.)

Data Protection Authority – Autoridade Nacional de Proteção de Dados

Data Protection Officer – Encarregado de Proteção de Dados

Data Protection Impact Assessment – Relatório de Impacto à Proteção de Dados Pessoais

Master Data Management – Gestão de Dados Mestres Multidomínio

Privacy Impact Assessement – Relatório de Impacto à Privacidade

Legislação

DECRETO 274 DE 17.07.2023 CGPD,  – Institui o Comitê Gestor de Proteção de Dados (CGPD) no âmbito do Poder Executivo Municipal para estabelecer as diretrizes e procedimentos de conformidade à Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

DECRETO 275 DE 17.07.2023 REGULAMENTA LGPD, – Regulamenta a aplicação e implementação da Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), no âmbito do Poder Executivo Municipal de Inhambupe.

Encarregado-Geral de Proteção de Dados: PORTARIA 21 DE 17.07.2023 NOMEIA DPO

POLITICA DE PRIVACIDADE