USUÁRIOS DO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE TEM AULAS GRATUITAS DE PILATES

Usuários do Sistema Único de Saúde tem a oportunidade de praticar uma atividade física de forma gratuita. É o pilates que acontece sempre às quintas-feiras, às 6:30h, no Centro de Convenções de Inhambupe.

A iniciativa é do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e as aulas são conduzidas por Isabela Carvalho, fisioterapeuta, instrutora de pilates. Ela explica que a prática pode ser empregada tanto como promoção de saúde quanto como reabilitação. “O pilates melhora a postura, é um grande aliado, juntamente com a fisioterapia, no tratamento das pessoas com dor nas costas, combate o estresse, melhora a respiração e promove relaxamento e equilíbrio emocional”, explica Isabela.

Podem participar do pilates, pessoas com mais de 18 anos que não estejam com hipertensão ou diabetes descompensadas, não tenham alteração cognitiva importante e não apresentam dor crônica severa que impossibilite a realização dos movimentos. Basta se dirigir a Unidade de Saúde, portando o cartão do SUS, fazer uma avaliação onde será orientado e encaminhado ao pilates.

SOBRE O NASF

O Núcleo é composto por uma equipe multiprofissional (profissionais de diferentes áreas do conhecimento) que atua de forma integrada, apoiando as equipes de Saúde da Família e as equipes da Atenção Básica.

A atuação integrada permite ampliar a abrangência das ações da atenção básica e realizar discussões de casos clínicos, atendimentos compartilhados entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, ações de educação em saúde, atendimentos coletivos e a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma a ampliar e qualificar o cuidado aos indivíduos e grupos populacionais.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO NASF

Além do pilates, o Núcleo de Inhambupe desenvolve junto à comunidade atividades de fisioterapia, atendimentos individuais especializados, matriciamento (suporte realizado por profissionais de diversas áreas especializadas dado a uma equipe de saúde com o intuito de ampliar o campo de atuação e qualificar suas ações), atividades em grupo, realiza ações de promoção à saúde nas escolas, faz exames de orelhinha, audiometria tonal e vocal e psicoterapia.