Site Oficial Prefeitura Inhambupe

O Desafio da Escola Inclusiva

O Desafio da Escola Inclusiva

De acordo com o Artigo 205 da Constituição Federal, a educação, direitos de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Garantir o direito de todos à educação eis o maior desafio da Escola Inclusiva. É nesse sentido, que a Secretaria da Educação e Cultura de Inhambupe (SEDUC) traz para a rede municipal de ensino o curso de formação continuada, com o tema : O Desafio da Escola Inclusiva no Atendimento a Pessoas com Deficiência.

Segundo a coordenadora da Educação Inclusiva, Izanildes Almeida, o objetivo dessa formação é proporcionar aos educadores, interessados em realizar processo formativo educacional com perspectiva de uma educação inclusiva, conhecimentos que os possibilitem a promoção de um atendimento livre de preconceitos e condizente com as necessidades específicas das pessoas com deficiência. “Nós queremos uma Escola que respeita a diversidade e as singularidades humanas”, afirmou a coordenadora.

Para o secretário da Educação, a educação especial é uma realidade crescente nos municípios e não é diferente aqui em Inhambupe. “Lidamos com um público que precisa de um trabalho bem planejado e organizado para atender as necessidades de inclusão das crianças especiais. Criamos uma equipe composta por cinco profissionais qualificados para atender com qualidade, com atendimento psicológico, apoio aos servidores que lidam diretamente com os alunos e agora, com oferta de cursos de qualificação na área em parceria com a UNEB”, finalizou o secretário.

A aula inaugural aconteceu no último dia 9 (quinta-feira), no Centro Comunitário, às 18h, e contou com as presenças do secretário de Educação, Jardiel Souza, da coordenadora da Educação Especial, Izanildes Almeida, além dos profissionais da Educação. O curso é uma realização da Secretaria de Educação em parceria com a Universidade do Estado da Bahia Departamento de Educação –DEDC- Campus II, sob a coordenação da professora, Magdalânia Cauby França, com a carga horária de 120 horas.

 

FONTE: ASCOM/INHAMBUPE

FOTOS: DAVID GOUVEIA

Comentários