EMPODERAMENTO FEMININO É A CHAVE DO SUCESSO

Foi realizado nesta terça-feira (5), na Fazenda Salgado (Bracell), o primeiro encontro do ‘Ela Pode’ no município de Inhambupe. Essa é uma iniciativa do Instituto Rede Mulher Empreendedora, cujo objetivo é capacitar gratuitamente mulheres que buscam independência financeira e poder de decisão em suas vidas. A Prefeitura de Inhambupe, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), atuou como parceira do projeto.

O evento teve ampla adesão de interessadas em adquirir conhecimentos para suas vidas e seus negócios. Entre tantas empreendedoras, estava presente Maria Cristina, de 50 anos, que faz parte do Projeto Farmácia Verde, o qual consiste em aprender o melhor uso de plantas no tratamento fitoterápico. Essa projeto em particular foi duplamente especial. Além do conhecimento técnico, resgatou um pouco da cultura quilombola da região, porque, segundo Cristina, seus antepassados trabalhavam muito com as plantas.

A iniciativa deu certificados para as participantes, e contou com palestra da bióloga Taciara Salles. Ela é multiplicadora do ‘Ela Pode’, e na roda de conversa abordou técnicas de: negociação, rede de relacionamento, marca pessoal, relacionamento com o dinheiro e o uso de mídias digitais para os negócios. Qualificações essenciais para quem quer triunfar no competitivo e desafiador mundo dos negócios.

A parceria para que o ‘Ela Pode’ aconteça é realizada via instituições. No caso de Inhambupe, a ponte, realizada por intermédio do SEBRAE, foi com a COOPECIR, uma cooperativa de fardamentos com sede na Bracell que tem como presidente Givânia Costa. O intuito dela foi trazer conhecimentos que contribuíssem com o crescimento das mulheres na região. Outra contribuição positiva coube a Juci Cardoso, prestadora de serviços na Bracell, que ajudou a trazer cidadãs das comunidades rurais de Alagoinhas e Entre Rios.

Carlos Geilson, secretário da SEAGRIMA, esteve no evento e reconheceu a importância do envolvimento da pasta em ações como essa. “Visando a importância do empoderamento empreendedor da mulher, enquanto secretaria de agricultura, resolvemos ajudar e apoiar o programa na cidade. Porque percebemos que no munício há mulheres empreendedoras, mas é preciso que esse perfil seja fortalecido, principalmente na zona rural”.

Fotos: David Gouveia