CONSELHEIROS TUTELARES RECEBEM DIPLOMAÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES

Na manhã da última sexta-feira (10), na Câmara de Vereadores, os cinco conselheiros tutelares eleitos no pleito em seis de outubro de 2019, receberam os diplomas para exercer a função. Capacitados e diplomados, começarão a atuar na defesa dos direitos da criança e do adolescente pelos próximos quatro anos. Também receberam diploma dois dos cinco suplentes que compareceram.

A cerimônia contou com a presença do prefeito e da vice-prefeita, do presidente da Câmara, de secretários de governo e vereadores.

Figura fundamental em uma sociedade democrática, o conselheiro tutelar atua para garantir que os direitos fundamentais da criança e do adolescente não sejam violados.

Entre os conselheiros diplomados, Romualdo Cardoso está consciente da responsabilidade exigida, e reflete sobre o trabalho. “Para mim é muito gratificante. Tenho certeza que iremos trabalhar em parceria com as redes do nosso município e com total apoio da sociedade. O nosso propósito é zelar dos direitos da criança e do adolescente d0nosso município de acordo com o ECA” (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Raissa Carvalho, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), conta que as ações preventivas são muito importantes, porque são elas que contribuem para que o direito não seja violado. “São importantes atividades preventivas nas escolas, nas comunidades, principalmente nas localidades onde se percebe um índice maior de violação de direito”.

Na mesma linha de pensamento de que a prevenção é o melhor caminho para a redução da violência, está Valéria Costa, secretária de assistência social. “Estamos planejando fazer um trabalho de palestras nas escolas, usando os próprios membros do conselho tutelar, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, para fazer esse trabalho preventivo”.

FOTOS: David Gouveia