CARAVANA DA SAÚDE ATENDE PACIENTES NA COMUNIDADE DE VARGINHA

Mais uma edição da Caravana da Saúde, mais cidadãos inhambupenses recebendo atendimentos de saúde de qualidade. Foi assim na Varginha, a quarta localidade a receber o projeto, nesta sexta-feira (28). Pacientes da população local e da Aldeia 2 tiveram acesso a serviços médicos, odontológicos e epidemiológicos, os quais são voltados para a prevenção na saúde.

O projeto da Prefeitura de Inhambupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visa levar os serviços e cuidados dos profissionais às comunidades mais distantes, e que tenham mais dificuldades de acesso às unidades do município.

Essa estratégia é essencial no cuidado da população, e uma das pessoas beneficiadas foi Sebastião Santos, de 47 anos. Segundo ele, o deslocamento dos profissionais para as comunidades é essencial. “É uma beleza. Porque como moramos em comunidades mais distantes da cidade, fica mais difícil”. E em relação ao atendimento, ele foi breve, mas preciso. “ Foi excelente. Sinceramente, foi uma maravilha. Mostrei o exame para o médico e ele passou os remédios para mim”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Caravana da Saúde faz um trabalho interligado entre múltiplas especialidades, para que haja o encaminhamento e a melhor resolução do problema. Com muita atenção para atender da melhor forma possível, a equipe da SMS pôde proporcionar à população da Varginha os seguintes serviços:
• Médicos (com dois profissionais)
• Vigilância Epidemiológica (vacinação)
• Atenção básica (atendimento aos preventivos da saúde da mulher)
• Farmácia básica (de acordo com a demanda do médico)
• Serviços da saúde bucal (ações educativas, escovódromo, aplicação de flúor, teatro para ensinar a importância do cuidado aos dentes para as crianças; triagem nos pacientes, para identificar os problemas mais graves de saúde, e o devido agendamento)
• Serviço de marcação de exames laboratoriais
• Equipe multidisciplinar – psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta.